terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

"Cercando por todos os lados"

Para James E.Grunig, professor de RP na Escola de Jornalismo da Universidade de Maryland, nos EUA, as Relações Públicas permeiam um cenário atual da manifestação de cinco grandes tendências: dos conhecimentos acadêmicos, da função gerencial, da assessoria estratégica, do exercício predominante das mulheres e do fenômeno mundial em expansão que não se restringe ao âmbito organizacional.

No primeiro pilar, podemos perceber que, embora a prática das Relações Públicas esteja mais diretamente definida ou orientada por suas técnicas que por sua teoria, sua emancipação depende fortemente de um maior aprofundamento teórico que tem condições de ser operacionalizado apenas nas Faculdades e Universidades.

Diferente de um posto de técnico da comunicação, o RP passa a ter um papel mais ligado às funções gerenciais que restrito ou limitado ao caráter comunicacional das empresas, organizações e afins. Ele passa a ser o responsável por estabelecer a relação entre a organização e todos os seus públicos de interesse e não mais apenas o elo de simples comunicação entre ambos.

A inserção de publicidade nos meios massivos de comunicação deixa de ser um objetivo comum entre os Relações Públicas, que passa cada vez mais a assumir o papel de assessor estratégico. Seu papel agora é criar, cuidar e revigorar a imagem de seu assessorado perante a mídia através de várias ações diretas e indiretas de relacionamento em todos os âmbitos e sentidos.

Embora haja inexistência de qualquer tipo de limite, rótulo, pré-disposição ou requisitos que norteiem ou provoquem isso, a profissão de Relações Públicas tem seu exercício, na grande maioria das vezes, desempenhado por mulheres, ainda que sem distinções étnicas e raciais. Esse ponto pode ser explicado pela natural habilidade de relacionamento desenvolvida e apresentada pelas mulheres, em contraponto à necessidade do homem em desenvolver essas características (importante lembrar: regras, regras, exceções, exceções!).

Por último e nem por isso menos importante, a prática das relações públicas assumindo o papel de fenômeno mundial dado seu crescimento e forte disseminação das características, aspectos, objetivos e afins. Esse crescimento se faz de forma cada vez mais rápida, consistente e, na medida em que o tempo passa de uma forma menos relacionada diretamente às empresas em si e mais âmbito organizacional geral, voltado para o primeiro, segundo e terceiro setores.

4 comentários:

Félix Maranganha disse...

Relações Públicas é uma área interessante. Tive vontade de fazer, mas acabei com Letras, rsrsrsrs.

Unknown disse...

Gostei muito da sua idéia,acabei de me forma em Rp moro em Belem do Paras aqui a nossa profissão e muito pouco comentada a pesar de termos o curso em 2 faculdades e todo ano forma quase 200 profissionais Rp aqui para eles e só para trabalhar com cerimonial .

Unknown disse...

Oii....tenho 16 anos vou me forma no colegial esse ano e estou pensando em fazer rp e estour com muitas duvidas...vi o link do seu blog numa comunidade do orkut...
teria como vc me passar seu msn ou e-mail pra converssarmos e talvez vc possa ate disfazer algumas duvidas??Obrigada desde jah...meu e-mail para ccontado é smyrnnaoliveira@yahoo.com.br

Unknown disse...

Sou formada em RP há 12 anos, mas nunca consegui exercer minha profissão(apenas em estágios). Aqui em Pernambuco esse curso é muito desvalorizado e muitas vezes oferecem vagas de RP para pessoas apenas com Ensino Médio Completo. Hoje trabalho em uma Agência de Publicidade, mas ainda não consegui me realizar profissionalmente. Adooooro essa profissão!!!!!!!!