quinta-feira, 16 de julho de 2009

Políticos: Seriam eles própios ou precisariam eles mais que ninguém dos melhores RP´s?!

Numa tarde dessas, em meio às minhas férias, recebo e-mail de uma FANTÁSTICA colaboradora minha falando de uma crítica à José Sarney (muitíssimo falado na mídia recentemente, dispensando apresentações, acredito). Isso acendeu de vez um estopim doa qual há tempos sentia a necessidade de ver acesso: o de questionar, entender ou simplesmente despertar nos comunicólogos de maneira geral, especialmente nos Relações Públicas, uma questão que vem me incomodando (ou não!) - Políticos: Seriam eles própios ou precisariam eles mais que ninguém dos melhores RP´s?!
A crítica (http://brasiliaeuvi.wordpress.com/2009/06/23/sarney-o-homem-incomum/), muitíssimo bem elaborada em minha opinião, foi publicado no dia 23/06/09 no Blog "Brasília, eu vi" (http://brasiliaeuvi.wordpress.com/page/2/), de Leandro Fortes, jornalista, repórter da revista CartaCapital em Brasília. Leandro trabalhou no Jornal do Brasil, Zero Hora, O Globo, Correio Braziliense, Estado de S.Paulo, Época e TV Globo. Também foi chefe da Agência Brasil, da Radiobrás, e comentarista da Voz do Brasil, da Rádio Nacional de Brasília. Além disso, é autor dos livros “Jornalismo Investigativo”, “Cayman: o dossiê do medo” e “Fragmentos da Grande Guerra”. Sua mais recente obra é “Os segredos das redações”. Ele é criador do curso de jornalismo on line do Senac-DF e professor da Escola Livre de Jornalismo. (Fonte: http://brasiliaeuvi.wordpress.com/quem-sou-eu/) Isso nos ajuda bastante a credibilizar o que fora dito no artigo, embora nada tenha caráter necessariamente denuncial ou algo do tipo.
Em um resumo drástico e livre de opinião específica sobre o assunto, o jornalista tenta com algumas situações e informações que lhe são conhecidas mostrar que o "super-político" brasileiro que muitos por aí proclamam não teria um passado e/ou uma vida pública e familiar invejável por nós "normais", muito menos por pessoas vastamente expostas pela mídia em geral. Sarney não seria, definitivamente, exemplo para políticos de uma maneira geral.
Isso leva a um pensamento, no mínimo, dúbio: seria Sarney (e/ou todo e qualquer político com história parecida) um administrador-mór de sua própria imagem a ponto de garantir que nenhuma dessas "peripércias administrativas" chegem a conhecimento comum ou mesmo que possam representam impactos catastróficos em uma vida política de décadas?! Ou seria ele (e/ou eles) um necessidato-mór de um desses administradores de imagem?! De um daqueles que desde o início da caminhada política trabalharia para evitar que um dia (cedo ou tarde) essa ou qualquer tipo de "crise de imagem" viesse à tona, para garantir que ela fosse impossibilitada de acontecer, ou mesmo, ainda que se estabelecesse (entendo que o papel desse administrador deveria ser evitar o estabelecimento), conseguir dominar seus efeitos e rapidamente levá-la "à lona".
Em minha opinião, Sarney e seus colegas pertencem ao grupo 2 - dos necessitados.
Nenhum profissional, por mais gabaritado em seu ramo que seja, tem conhecimentos "midiáticos" suficientes para prever ou antever o impacto de algumas atitudes em sua vida pública ou consegue administrar isso tão bem como o Relações Públicas, que, nesse caso, teria uma oportunidade de realizar trabalho de consultoria e assessoria que materializa quase com perfeição a forma ideal de atuação do RP: um verdadeiro administrador da imagem pessoal, corporativa, de um produto ou serviço.
Essa é apenas mais uma centelha utilizada para despertar o interesse, a curiosidade e a discussão sobre o assunto.
Um brinde aos RP´s e o meu obrigado a você, Érika! ;)

2 comentários:

Natalia disse...

Olá, estou em ano de vestibular, e acagbei me increvendo em Relações Públicas na UNESP! Na verdade tenho muitas dúvidas sobre qual carreira seguir, então acabei prestando RP na UNESP, e Gestão Ambiental na UFSCAR, mas gostaria de saber mais sobre o curso de RP? Onde você estuda, como é o curso, quais os principais ramos de atividade de uma pessoas formada em RP.. enfim todo tipo de informação que você acha que poderia me ser útil! Obrigada!

Pri Roman disse...

Adorei o seu blog para discutir sobre RP. Se quiser, este é o meu blog : http://priromanrp.blogspot.com

Até mais,Priscila.