quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Nova Geração!


Pessoal;
Bom dimais?!

Que tal provocarmos um discussão "on-line" sobre Ser RP?!
Podemos fazer essa discussão sobre nossa profissão em vários aspectos:
Ser RP é...
Aqui vale tudo...
Falar o que é ser RP...
Falar como é ser RP...
Oportunidades de atuação...
Novas alternativas...
Dicas, similares, afins...
Etc, etc e etc...
Só num vale entrar e sair sem escrever nada... Heheheh...

Na minha opinião, ser RP, entre outras coisas, é ter a capacidade de identificar oportunidades de melhoria em comunicação e propor soluções inovadoras e eficazes com base em pesquisas, informações e no cenário atual de comunicação do ramo/setor da empresa em questão, seja para reforço ou fixação de marca, aproximação da instituição com seus públicos, divulgação ou lançamento de um produto ou serviço em específico, mudança, abrangência ou redução de ramo/especialidade, de estratégia ou administração de qualquer um desses.

Ser RP tbm é poder chefiar com assertividade uma equipe de comunicação, utilizando a capacidade de relacionamento interpessoal e o conhecimento para levar essa equipe aos melhores resultados em soluções de comunicação.

Outra vertente (ou área de atuação) bakana para o RP pode ser enquanto Assessor de Imprensa, no qual o RP se torna a "ponte" entre o assessorado e a mídia, admnistrando assim sua imagem para com o grande público, "sustentando" seu sucesso ou "auxiliando" na construção do mesmo.

Embora muitas pessoas e profissionais não concordem, vejo que o RP pode também trabalhar em áreas não-diretamente ligadas à comunicação (gestão de negócios, projetos e pessoas por exemplo) utilizando várias estratégias aprendidas no curso, tais como relacionamento interpessoal, gerenciamento de crises, solução de problemas de forma criativa e inovadora, entre outros.

Vamos lá pessoal... Vamos falar mais e mais coisas sobre nossa profissão...

Valeu!
Fui!

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá Vinícius,
Me interesso bastante pela área de RP,apesar de também estudar comunicação, não tenho uma visão clara de como está o campo de atuação destes profissionais no mercado de trabalho, para ser mais precisa gostaria de ouvir sua opinião sobre o reconhecimento deste profissional pelos outros profissionais dentro das empresas.
Atualmente a comunicação é primordial para o sucesso de uma empresa, mas há ainda, em minha opinião, um certo preconceito por parte de outros profissionais aos comunicadores.
Aguardo sua resposta,
Abraços!!!

Anônimo disse...

Pois é tche!
Estamos todos nesse mesmo barco. Um barco bem legal aliás. Também amo a profissão que escolhi e como tu, acho nosso campo de trabalho um tanto vasto, mas, (RP tem sempre um mas pra fazer tudo melhor)acredito que essa vastidão pode por vezes confundir um profissional de múltiplas capacidades com alguém "faz-tudo". Falo isso por ter trabalhado por muitos anos em projetos culturais e eventos, uma área interessante das RRPP mas que muitas vezes dá a impressão de que o profissional que elabora o projeto também enche balão. Também ainda estou na academia e vejo nos colegas a preocupação em deixar claro para a razão do nosso existir - o público, que a nossa profissão é feita de pessoas capacitadas e que merecem ser reconhecidos pela grandeza e abrangência de seu ofício. Deixo meu humilde comentário para os colegas por que tu dissestes que "Aqui vale tudo", então vamos polemisar!!!!
Tá dito!!!
Adorei a idéia desse espaço!
Abração colegas!

Anônimo disse...

Olá Dany, Jajah e pessoal;
Tudo bem com vcs?!
Espero que sim...

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a visita e participação e reafirmar que este espaço é justamente pra que nós, profissionais e estudantes de RP possamos expor nossas opiniões sobre a área, a profissão, o ramo, os profissionais, etc., pra que possamos tbm (prq não) tirar nossas dúvidas e até mesmo expor nossas indignações/inquietações e tbm para que os interessados no curso ou na profissão saibam mais sobre o "universo RP".
Gostaria tbm de sugerir, já que a internet é um meio sem limites, que ao postar comentários, os visitantes (que se sentirem à vontade, claro), deixassem registrado se são, estudantes, profissionais, a faculdade que cursa ou cursou, ou se interessados no curso e, se possível, a cidade/estado de onde são. Essas informações serão interessantes pra que possamos saber quais pessoas estão interessadas e/ou participando, de onde elas são, onde estudam ou estudaram, etc..
Sobre sua perguta Dani, embora ainda eu não esteja no mercado (trabalhando na área), vejo que o profissional de RP está em um momento de ascensão do seu reconhecimento enquanto "provedor de soluções em comunicação". Ainda disputamos espaços que "por definição" seriam nossos com outras especializações da comunicação e, por mais incrível que pareça, com outras áreas distintas da nossa. Contudo, não enxergo esse cenário de disputa e pouco reconhecimento como definitivo, pois com a crescente e acirrada concorrência em todos os ramos/áreas, certamente a cada dia a comunicação com os públicos passará a ser um diferencial competitivo em qualquer instituição e/ou para qualquer pessoa.
Acredito ainda que o grande problema da falta de valorização dos RPs (e dos profissionais da comunicação em geral) é que trabalhamos com recursos subjetivos e não-tangíveis (idéias, imagem, etc.) e isso dificulta o processo de precificação, entendimento e valorização de nosso trabalho. Mas na medida em que os trabalhos realizados passam a trazer resultado e que fica visível o aumento da utilização das estratégias de comunicação com sucesso, gradativamente veremos nosso cenário ficando mais favorável.

Continuo contando com a participação de todos, seja enriquecendo os comentários ou postando mais dúvidas.
Certamente as dúvidas e inquietações de cada um de nós não são únicas e sozinhas!

Forte abraço a todos!

Vinícius Santana
Estudante de RP
5º período - Faculdade Fabrai
Belo Horizonte - MG

Anônimo disse...

Olá novamente,
Sei, como vocês, que nós profissionais da comunicação por trabalharmos com o intangível,sofremos um certo preconceito.Eu e muitos de meus colegas de "barco" em diversas discussões analisamos o mercado hoje por duas vertentes: a de que nossas profissões,ou futuras, estão em aparente ascenção por estarem em evidência e digamos "na moda"; ou de que também vem sofrendo uma certa banalização, por ser julgada por uma parte da sociedade como algo inútil, que "gasta" milhares em prol da lavagem cerebral da massa.
Bem, acho que fui um pouco radical, em minha última colocação, esta observação creio eu que se aplica diretamente aos RPs, como não sou estudante de RP, gostaria que vocês me falassem se sim ou não, gostaria somente de complementar que este meu argumento foi baseado em minha visão de estudante de PP como cursos diferentes visões diferentes virão então as aguardo.
Abracos...

Anônimo disse...

Somente um retificação da minha última postagem:quiz dizer que esta última observação NÃO se aplica diretamente aos RPs,e mais aos Publicitários, ou futuros, que é onde me encaixo.
BJuss

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Vinícius
Parabéns por abrir esse blog para conversamos sobre RP.

Meu nome é Tassiana, sou de Fortaleza, sou jornalista, mas trabalho como Gerente de Marketing em uma rede de lojas de departamento NORDESTE.

Hoje em Fortaleza não existe um curso para RPS, nós do Marketing, nas empresas, acabamos assumindo algumas funcões que são de vocês, eventos, comunicação para os jornalistas, enfim. Pelo simples fato que os donos não conseguem ainda ter uma visão estratégica da Comunicação, como foi dito aqui trabalhar no campo das idéias, com o seu trabalho não podendo ser medido, fica realmente mais difícil.

Tenho muito interesse na área, estou estudando muito ultimamente COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, pois quero ensinar , sou apaixonada pela área, e como jornalista, sempre quis exercer a função dentro de uma grande empresa.

Hoje exerço outro tipo de função, mas que é muito próxima da original.

VAMOS MANTER CONTATO
Grande abraço

Tassiana

Anônimo disse...

Ola pessoal,
Na minha opiniao, Rp é uma área que vem crescendo e conquistando seu espaço. Porem, suas atividades e/ou melhor definicão são muito vagas. Muitas pessoas, quando eu falo que sou estudante de RP me perguntam, e o que um RP faz?
Para mim, o objetivo principal da atividade de RP é ADMINISTRAR os relacionamentos da organização com seus públicos POR MEIO DA COMUNICAÇÃO. Ou seja, no curso de comunicacao social, RP é o que eu vejo ser mais completo, e nao é a toa que chamam o curso de MIX da comunicaçao. Pois vemos de tudo, marketing, jornalismo, pp, radialismo.. enfim.. mas há quem diga tambem que qualquer um faz o trabalho de um rp. O que não é verdade. Algumas Funções básicas dos Rps sao: assessoramento, pesquisa, planejamento, execuçao e avaliaçao. Nenhum outro curso ensina exatamente quais sao essas funcoes básicas..
Gente VALE muito a pena seguir essa profissao.. entrei na faculdade sem saber muito o que exatamente fazia um rp.. mais ao longo do tempo fui me apaixonando cada vez mais... quem realmente gostar, lute e busque cada vez mais seu espaco dentro da área.
Boa sorte para todos nós!
E PARABENS pela iniciativa de ter criado esse blog!

Abraços!

Anônimo disse...

Oi Vinícius,

Primeiro quero parabenizá-lo pela iniciativa. Precisamos mesmo de meios para colocar a profissão em debate.
E segundo, queria saber se você conhece o grupo Horizonte RP, daqui de BH mesmo. Coordeno o grupo atualmnte e temos uma proosta muito semelhante à sua com esse blog - se é que não é a mesma. Queria convidá-lo a participar, e, quem sabe, desenvolvermos algumas coisas juntos. O importante é não pulverizarmos esforços.

Se estiver interessado, acesse nosso blog - www.horizonterp.com.br/blog - o nosso site - www.horizonterp.com.br - e a nossa lista de discussão no yahoo - br.groups.yahoo.com/group/horizonterp.

Abraço!
Pedro Souza Pinto
Relações Públicas - Conrerp 3ª/2100
Belo Horizonte

Elvira Costa disse...

Ehehehe
Gostei... "Não vale entrar e sair sem falar nada".
Então lá vai:
Concordo que o Rp pode atuar em gestão de pessoas.
Digo que ser Rp não é fácil, pois lidamos com crises e somos porta-vozes de organizações que nem sempre estão certas... ¬¬
Eu sou de Salvador, e aqui está difícil ser Rp. Pois faltam oportunidades. Eu estou estagiando em uma TV, fazendo trabalho de jornalista eheheh E para completar, a TV é uma bagunça. ¬¬ Então estou procurando outro estágio, mas tá difícil!
Se quiser manter contato, escreve para elviraocn@hotmail.com
(Cheguei aqui depois de ver o anúncio do blog em uma comunidade no Orkut)